Site Autárquico de Alcoutim

Núcleo Museológico de Arqueologia
Núcleo Museológico de Arqueologia
- Castelo da Vila -

Criado em abril de 2000 e renovado em 2003, 2006 e 2011, o Núcleo de Arqueologia situa-se no interior do Castelo da Vila, onde estão patentes exposições do património arqueológico do concelho de Alcoutim, que têm como fio condutor um percurso histórico que se iniciou há mais de 5.000 anos. Locais e objectos impregnados de uma memória milenar procuram transmitir culturas e saberes que, num passeio mais ou menos longíquo, se cruzam no território que é hoje Alcoutim.

 

A estrutura desta amostra do potencial arqueológico que o concelho encerra teve como base a opção de períodos históricos relevantes na investigação arqueológica, efetuada nas últimas décadas em Alcoutim e que abarca um período muito amplo, desde o Neolítico à Época Moderna.

 

Os projetos de valorização do património arqueológico visitáveis, Menir do Lavajo e Villa Romana do Montinho das Laranjeiras, são um complemento a esta exposição e contribuem como uma mais-valia na sensibilização e promoção do património cultural, permitindo simultaneamente afirmar-se como uma estratégia de sucesso na diversificação de produtos turísticos.

 

OUTRAS INFORMAÇÃOES