Site Autárquico de Alcoutim

Arquivo Municipal
Arquivo Municipal

O objetivo do Arquivo Municipal de Alcoutim é garantir a recolha, preservação e valorização do património arquivístico de importância histórica e cultural reconhecida, devendo ser entendida enquanto base de uma memória local, coletiva e diversa, do concelho de Alcoutim.

A prioridade é definir a estratégia de gestão e preservação de toda a documentação. Esta estratégia passa por reorganizar todo o sistema de arquivo do Município, melhorando o sistema de gestão documental existente através da criação e implementação de um plano de classificação documental, e assegurando a conservação e salvaguarda da documentação.

O Arquivo Municipal de Alcoutim encontra-se distribuído por quatro espaços físicos:

  • As atribuições e funções específicas do Arquivo Histórico, funcionam no Largo do Castelo, em Alcoutim;
  • Os Arquivos Gerais encontram-se divididos em dois espaços; num espaço da Zona Agrária, localizado na Avenida José Maria Mendes Amaral, e num espaço do Centro Comercial, localizado na Rua de Timor, ambos em Alcoutim;
  • O Arquivo de Obras encontra-se integrado no edifício da Divisão de Obras, Planeamento e Gestão Urbanística, Equipamentos, Ambiente e Serviços Urbanos sita na rua de D. Fernando, em Alcoutim.

Cabe ao Arquivo Municipal de Alcoutim continuar a gerir a memória do passado e do presente mantendo-a acessível no futuro, contribuindo desta forma para a construção de um arquivo de excelência.

As atribuições e normas de funcionamento encontram-se expressas no Regulamento da Arquivo Municipal, disponível para consulta no link.

 

Localização dos serviços

Largo do Castelo, s/n

8970-054 Alcoutim

Coordenadas GPS: 37°28'15.7"N | 7°28'18.7"W