Site Autárquico de Alcoutim

Turismo

O Serviço de Turismo do Município de Alcoutim desenvolve o seu trabalho em articulação com outros serviços da autarquia, nas áreas da Cultura, Património, Animação, Projectos de Desenvolvimento e Cooperação, entre outros.

Entre as suas principais linhas de intervenção estratégica está a valorização de um turismo sustentável no território que assente em:

  • Dinamizar a estrutura socio-económica local, atraindo investimentos e gerando riqueza e valor acrescentado em atividades tradicionais e outras que ampliem, diversifiquem e modernizem o tecido produtivo e o sector do turismo no concelho de Alcoutim.
  • Atenuar a tendência de desertificação e de abandono da serra e contrariar a tendência de envelhecimento da população.
  • Promover a utilização sustentável dos recursos naturais e o equilíbrio do mundo rural, como garantia de conservação da paisagem e da natureza, contribuindo para a valorização do património rural.
  • Executar infra estruturas de apoio e projectos de dinamização e valorização que contribuam para o desenvolvimento turístico e económico do território.
  • Qualificar os recursos humanos nas atividades tradicionais e nos serviços de proximidade e promover a formação de ativos e agentes de desenvolvimento.
  • Criação de novos produtos e circuitos turísticos alternativos associados ao ambiente, à cultura e ao património.
  • Valorização do património cinegético, que é um dos grandes atractivos turísticos e económicos na região.
  • Apoiar e colaborar na criação de condições de navegabilidade e acessibilidade do Rio Guadiana e valorizá-lo como potencial turístico da região.

 

O Serviço de Turismo trabalha nas seguintes áreas de atuação:

Promoção e valorização do território -  Participação em feiras de Turismo regionais, nacionais e internacionais, bem como outros certames especializados em nichos de mercado; elaboração de folhetos e catálogos promocionais do concelho e de todo o seu património; elaboração do guia de eventos anuais no concelho; Produção de vídeos de promoção turística; Acompanhamento de press trips e fam trips a profissionais de turismo, jornalistas, bloggers e entidades da área dos diferentes segmentos do turismo; organização de jornadas, encontros e reuniões temáticas; apresentações em diversos encontros, jornadas e feiras.

Organzação e apoio em eventos – O Serviço de Turismo criou em 2014 o Festival de Caminhadas de Alcoutim e Sanlúcar de Guadiana, que se realiza no segundo fim-de-semana de março, e que integra o Programa do Algarve Walking Season, apoiado pelo Turismo do Algarve e pelo Turismo de Portugal.

Desde 2017, que organiza o Festival do Contrabando- tráfico de Artes no Guadiana, evento que faz parte do programa 365 Algarve, apoiado pelo Turismo de Portugal, Turismo do Algarve e Ministério da Cultura. O evento que é coorganizado pelo Ayuntamiento de Sanlúcar de Guadiana têm-se transformado num dos principais elementos de promoção turística do território.

Sendo que o Turismo está associado a toda a atividade e todo o património existente no município, o serviço de turismo trabalha em estreita colaboração com a organização de outros eventos como sejam a Feira de doces d’ Avó, a Feira da Perdiz ou as Jornadas do Mundo Rural.

Apoio a candidaturas na área do Turismo – O Serviço de Turismo apoia e trabalha em equipa com os serviços de projectos e fundos comunitários na definição de propostas para projectos na área do turismo e áreas complementares e na elaboração de candidaturas a programas de financiamento nacionais, europeus e de cooperação transfronteiriça.