
Alcoutim situa-se geograficamente no nordeste algarvio, ocupando um vasto território serrano com aproximadamente 577 km2. Atualmente, o concelho, é constituído administrativamente por quatro freguesias: União de Freguesias de Alcoutim e Pereiro; Giões; Martim Longo e Vaqueiros. O concelho faz fronteira com Espanha pelo Rio Guadiana a Este, com Castro Marim e Tavira a Sul, Loulé e Almodôvar a Oeste e Mértola a Norte.
A orografia do seu território é marcada pela bacia hidrográfica do rio Guadiana, sendo o território recortado pelas ribeiras do Vascão, da Foupana e de Odeleite. Os solos são xistosos / argilosos com fraca espessura. As capacidades agrícolas são limitadas, contudo existe uma rica fauna e flora selvagem, que constituem a maior riqueza deste território. As oliveiras, amendoeiras, figueiras, alfarrobeiras e azinheiras tão características da cultura mediterrânica, juntamente com a floresta de pinheiro manso, plantada nas últimas décadas, povoam a paisagem.
O povoamento humana é feito através de cerca de uma centena de pequenos conjuntos habitacionais, que localmente se designam por “Montes”, por quatro aldeias e uma vila. As casas são tradicionalmente do tipo mediterrânico, feitas com recurso a técnicas ancestrais e materiais da região, como a pedra, o barro, e a cana.
O clima é geralmente temperado, de influência mediterrânica, com temperaturas baixas e chuvas torrenciais no outono e inverno, e verões muito secos com temperaturas elevadas. As primaveras são a estação do ano mais equilibrada em termos de temperatura, mas com tendência acentuada a serem mais secas, o que torna o território mais árido, desenvolvendo características semidesérticas.
Com um clima temperado mediterrânico, apresenta verões quentes e secos e invernos suaves.
Em 2005, Alcoutim apresentava 3 482 habitantes.
O natural ou habitante de Alcoutim denomina-se alcoutenejo ou alcoutinense.