Site Autárquico de Alcoutim

Birdwatching - No meio do silêncio escute os sons da natureza

Imagine-se a passear pelo concelho e a descobrir lugares recônditos e isolados mas que ainda possuem vida própria…pequenos povoados outrora cenários de uma vida dura mas agradável e agora em ruína, antigos caminhos de pedra, ribeiras que vão desaguar ao grande rio do Sul, o Guadiana, que em alguns locais do interior oferecem momentos de pura beleza, onde pode ouvir a água correr e contemplar a orquestra da natureza.

O concelho de Alcoutim alberga uma diversidade faunística muito interessante, no qual a avifauna assume particular importância. A proximidade com o Rio Guadiana, a fronteira com Espanha e o Baixo Alentejo, associado com um vasto território pouco povoado e rendilhado por ribeiras, fazem deste um local de ocorrência de espécies pouco comuns no Algarve e de estatuto especial. Entre estas, destaque para várias aves de rapina, como Águia de Bonelli (Aquila fascista), Águia-cobreira (Circaetus gallicus) ou até mesmo a Águia-real (Aquila chrysaetus). Os vales ribeirinhos são o habitat de ocorrência do esquivo Solitário (Cercotrichas galactotes), do Borrelho-pequeno-de-coleira (Charadrius dubius), do Papa-figos (Orioles Oriolus), do Bico-grossudo (Coccothraustes coccothraustes) entre muitas outras. Nos campos agrícolas, pastagens, zonas áridas e montes isolados, encontramos o Pardar-espanhol (Passer hispaniolensis), Cotovia-montesina (Galerida thekale) ou o Picanço-real (Lanius meridionallis). Esta zona é ainda procurada pelo Chasco-castanho (Oenanthe hispanica), a Petinha-dos-campos (Anthus campestris) e o Abelharuco (Merops apiaster). A barragem do Pereiro, pela singularidade do local, alberga pequena colónia de Perdiz-do-mar (Glareola pratincola), possivelmente a situada mais a norte do Algarve!

No concelho podemos ainda observar: Guarda-rios (Alcedo atthis), pega-azul (Cyanopica cyana), Cia (Emberiza cia) ou Mocho-galego (Athene noctua), entre muitas outras.

Entre os locais mais propícios a poder assistir e observar esta autêntica orquestra da natureza encontramos todo o Rio Guadiana desde o Álamo até à foz do Vascão, a mesma Ribeira do Vascão, com vários pontos interessantes desde a foz, passando junto à aldeia dos Giões até aos montes dos Castelhanos, Pessegueiro, Zorrinhos e Pereirão, na freguesia de Martim Longo, a Barragem do Pereiro, a Barragem de Vaqueiros, a Ribeira de Odeleite junto aos montes dos Bentos, Fernandilho, Galaches e Várzea, a Ribeira da Foupana junto às povoações da Barrada, do Barroso, da Alcaria Queimada, a ribeira das Mestras.

Junto à grande maioria destes pontos encontrará percursos pedestres, mas poderá aventurar-se em busca dos lugares mais indicados para a observação de cada espécie. Pode consultar os guias de aves em:

 

Fotos de galeria, Créditos Agostinho Gomes