Site Autárquico de Alcoutim

De Feira em Festa
De Feira em Festa

Motivos lúdicos, religiosos e populares unem-se durante todo o ano para que as tradições do município de Alcoutim permaneçam e as várias festas, feiras e eventos brilhem com luz própria.

Tradições herdadas de geração em geração que surpreendem o visitante e que quando reunidas em celebrações são publicidade suficiente dos que por aqui passam, partilhando os nossos costumes, folclore, gastronomia ou festividades.

Com a primavera acabada de despontar, a vila de Alcoutim une-se à vila de Sanlúcar de Guadiana, através de um evento que nos últimos anos têm atraído milhares de visitantes à região. O Festival do Contrabando, através da homenagem às tradições da fronteira, aos antigos ofícios e atividades locais, e da animação de rua, do teatro, do circo e da música, contagia o visitante em um puro estado eclético de participação no Tráfico de Artes no Guadiana, slogan representativo do evento. Durante três dias, pode-se deambular pelas ruas das duas vilas vizinhas, atravessando a ponte flutuante sobre o rio Guadiana, ex libris do evento, e desta forma poder vivenciá-lo e presenciá-lo em toda a sua autenticidade.

Durante todo o Verão, as várias localidades do município celebram os seus santos padroeiros e também os santos populares, onde não podem faltar a habitual sardinha assada, o baile de acordeão e o mastro típico. Ainda durante esta estação do ano decorrem um pouco por todo o concelho as festas tradicionais nas sedes de freguesia.

Algumas destas festas converteram-se com o decurso dos anos em local de encontro de todos os naturais de Alcoutim, onde o visitante é recebido também como se fosse mais uma pessoa do lugar.

Exemplo disso as Festas de Alcoutim, em setembro, que marcam o final do Verão festivo municipal, e que durante três dias reúne as várias gerações do concelho e os visitantes no centro da vila e no cais junto ao Guadiana, com animação musical, baile, animação de rua, jogos tradicionais, fogos artificiais e discoteca durante toda a noite.

A vila de Alcoutim é também o cenário de vários concertos musicais durante os meses de julho e agosto, com o evento “Alcoutim Convida”, que se realiza todas as quartas- feiras desses meses.

 

 

Das festividades de caráter religioso, destacam-se entre outras, a procissão fluvial da Nossa Senhora do Carmo, no dia 15 de agosto, em que os barcos de portugueses, espanhóis e estrangeiros se engalanam para acompanhar a imagem da Santa nas águas do Guadiana; a Festa de São Bento na Alcaria Queimada, no dia 9 de agosto, que tem tradição de romaria onde afluem muitos peregrinos; a Procissão de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, padroeira de Alcoutim, no dia 8 de dezembro.

Ao longo do ano decorrem outros eventos, festas e feiras que adquiriram já personalidade própria por preservarem as tradições artesanais e gastronómicas e conferirem uma autenticidade que atrai as gentes de fora e, que merecem destaque no calendário de festas do município como são o caso da Feira do Pão Quente e do Queijo Fresco, em Vaqueiros, no segundo domingo de março, a Feira dos Doces d’ Avó no Cais da Vila de Alcoutim, na sexta-feira e sábado de páscoa, a feira de São Marcos, na aldeia do Pereiro, no dia 25 de abril, as romarias do dia 1 de maio, na vila de Alcoutim e nos Bentos (Vaqueiros), o Festival de Festival de Folclore e Feira de Artesanato de Martim Longo, também no mês de junho e a Feira da Perdiz, em Martim Longo, no mês de novembro.

 

Consulte aqui calendário de festas do município: