Uma das melhores maneiras de conhecer Alcoutim: caminhando ou em bicicleta

Provavelmente uma das melhores formas de visitar o município para os visitantes que querem disfrutar da natureza de uma das zonas menos conhecidas do interior do Algarve, é explorar o território de Alcoutim a pé ou de bicicleta.

Na vila de Alcoutim passa a Grande Rota do Guadiana ( GR 15 ) que tem cerca de 78,5 km’s de extensão e abrange o território do Baixo Guadiana algarvio. Atravessa os concelhos de Vila Real de Santo António, Castro Marim e Alcoutim e passa por dezasseis localidades que representam a tipicidade da serra, do barrocal e do litoral, tendo como ex líbris o Guadiana, o grande rio do sul. Na Ribeira do Vascão, fronteira natural entre as regiões do Algarve e Alentejo, a GR 15 atravessa-a e segue pela região alentejana indo unir- se mais a Norte ao Caminho Natural do Guadiana, GR que também acompanha a margem espanhola até Ayamonte.

Importante salientar que parte da GR15 é também Caminho de Santiango, sendo assim um atrativo para os peregrinos que pretendem conhecer a beleza das paisagens de este território.

Alcoutim é também onde começa a Via Algarviana, uma Grande Rota Pedestre (GR13) que liga Alcoutim ao Cabo de S. Vicente, com uma extensão de 300km, na sua maioria instalados na Serra Algarvia. Nos meses de primavera é já habitual encontrar caminhantes e ciclistas oriundos de todo o mundo para percorrer esta rota. Esta grande rota tem ainda, no concelho de Alcoutim, percursos complementares, nomeadamente a Rota do Contrabandista, dividida em 2 sectores na freguesia de Alcoutim, e o percurso audioguiado “Entre Montes e Moinhos”, na freguesia de Vaqueiros.

- Guia Via Algarviana

- Percurso audioguiado

- Rota do Contrabandista Alcoutim (percurso complementar à Via Algarviana)

- Mapas Via Algarviana

- Portuguese Trails

- Folheto da Grande Rota do Guadiana

Cada ano, durante a estação da Primavera, a autarquia organiza um Festival de Caminhadas, num fim de semana, onde participam visitantes de todo o país e estrangeiros, com caminhadas temáticas.

Organizada pela Câmara Municipal, em colaboração com o Ayuntamiento de Sanlúcar de Guadiana, a iniciativa proporcionar  um fim de semana com  caminhadas temáticas, observação e interpretação da natureza, observação de aves, passeios de barco, observação astronómica e degustação de produtos.

Este evento tem como objetivo solidificar-se como um produto âncora na estratégia de estruturação da oferta turística do território, dado o aumento significativo na procura de atividades de turismo ativo no panorama turístico nacional e internacional. Com a realização do Festival, a autarquia de Alcoutim pretende oferecer um vasto leque de atividades que conciliam o enorme potencial natural de todo o Algarve Natural com todo o património local, valorizando a cultura, a história, as gentes, a economia e as paisagens fantásticas que a região oferece.

Alcoutim oferece aos visitantes oito percursos pedestres ao longo do Município, percursos que exploram os montes e vales do interior do Algarve e a vegetação típica desta região, passando pelas sedes de freguesia, povoações de interesse arquitetónico, núcleos museológicos, locais de artesanato e paisagens naturais de rara beleza. Descubra-os aqui.