Site Autárquico de Alcoutim

Relações Internacionais

O Município de Alcoutim está geminado com o Município de Blain, em França. 

O Acordo de Geminação foi assinado, em Alcoutim, no dia 25 de Abril de 2004. À cerimónia assistiram diversas personalidades alcoutenejas e 16 representantes de diversas instituições do Município de Blain que se deslocaram ao nosso concelho entre os dias 24 e 27 de Abril desse ano.

Este projeto foi iniciado alguns anos antes pela Associação Odiana que apresentou a ideia de geminar a região do Baixo Guadiana e os municípios que a integram – Alcoutim, Castro Marim e Vila Real de Santo António – com uma região francesa, de características semelhantes, designada por La Loire Atlantique. Alcoutim e Blain foram os dois primeiros municípios destas regiões a oficializar a geminação, cujo primeiro passo palpável foi a atribuição, no próprio dia em que foi celebrado o protocolo, do topónimo Cidade de Blain ao jardim situado no Bairro do Rossio, em Alcoutim.

Situado a 35 quilómetros a norte de Nantes, o Município de Blain está inserido na referida região francesa de La Loire Atlantique (NW de França), pertencente à região de La Rennes. Com uma população de mais de 8000 habitantes, Blain, à semelhança de Alcoutim, é um município predominantemente rural, tendo como trunfo o canal Nantes-Brest, que favorece o turismo fluvial, um rico passado histórico e um forte património arquitetónico construído. 

 

Veja aqui a localização de Blain no mapa.

 

Documentário Web para os alunos do Agrupamento de Escolas de Alcoutim

 

Em parceria com o Colégio Saint-Laurent, o Comitê de Geminação e Relações Internacionais, o Município de Alcoutim e o Agrupamento de Escolas de Alcoutim, a comuna de Blain apresentou, em março de 2016, um pedido no âmbito do apelo a propostas de 2016 do programa. Erasmus + sob a Ação de Parcerias de Educação Escolar.

Este dossiê, intitulado "Apropriar uma herança medieval e valorizá-la numericamente no contexto da geminação", foi finalmente selecionado pelo Comité Nacional de Avaliação da Agência Europeia para o ano letivo 2016-2017.

Trinta jovens estudantes franceses do Colégio Saint-Laurent visitaram cerca de trinta correspondentes portugueses do Agrupamento de Escolas de Alcoutim e vice-versa. Mas cada grupo de estudantes também trabalhou, na forma de oficinas, para descobrir o castelo localizado na sua própria localidade. Na verdade, os dois municípios têm em comum ser proprietários de um edifício que data da Idade Média.

Como parte desta concessão financeira concedida pela União Européia, o desafio era valorizar numericamente esta herança medieval.

Aqui está o resultado: um documentário web que compara a história do castelo de Blain com a história do Castelo de Alcoutim, no passado e no presente. (https://fredericlafondgrap.wixsite.com/erasmus)

Através dos olhos e das palavras dos estudantes dirigidos à curiosidade, os dois castelos voltam à vida.

 

1
...
Mais fotografias