A Cooperativa QRER continua a estimular a recuperação das artes tradicionais em cana no concelho de Alcoutim
29 setembro, 2022
Cartaz

No âmbito da programação da QRIAR – Incubadora Criativa do Algarve (www.qriar.pt), a QRER - Cooperativa para o Desenvolvimento dos Territórios de Baixa Densidade, dinamiza mais uma atividade com o objetivo de estimular a utilização da cana enquanto matéria-prima com potencial para novas utilizações no domínio dos trabalhos artesanais, valorizando-a enquanto recurso local de interesse económico.

Nas últimas semanas têm estado a decorrer sessões técnicas de preparação da Residência Criativa em Artes Tradicionais – Cana, que terá seguimento em Alcoutim, entre os dias 4 e 8 de outubro, com a curadoria do designer Hugo da Silva (Hugo da Silva Design Studio) e a participação dos designers de produto Ana Rita Contente e Ricardo Desirat (Sugo Design), assim como dos artesãos Ana Silva e José Vitorino, este último apenas nas sessões técnicas.

Com esta ação procura-se contribuir de forma ativa para evitar o esquecimento da arte ancestral dos trabalhos com cana e recuperar alguma da sua antiga dinâmica, através da materialização de novas peças de artesanato de cariz lúdico, ligadas a memórias do passado ou mesmo de cariz mais contemporâneo. O objetivo passa, assim, pela criação final de uma coleção de produtos viáveis para comercialização, mas também de produtos para reprodução em atividades educativas e lúdico-pedagógicas ou em experiências de turismo criativo, de forma a estabelecer a cana simultaneamente como um material de eleição com raízes históricas e perspetivas de futuro no concelho de Alcoutim.

Neste sentido, os dias 7 e 8 de outubro serão de formação aberta ao público interessado em aprender a executar os produtos desenvolvidos nos primeiros dias da residência, com o objetivo de vir a dinamizar atividades com este material tradicional. A formação integra as componentes de tratamento da matéria-prima, explicação dos produtos e o ensino prático e Interativo de execução dos mesmos. Decorre entre as 9h30 e as 17h30 na futura oficina criativa de cana, situada no Castelo de Alcoutim. A participação é gratuita, mas de inscrição obrigatória e condicionada ao limite de vagas existente. Os interessados podem consultar as condições de participação e inscrever-se em (www.qrer.eu/inscriçãodiaaberto). Para outras informações contactar apoioca@qrer.pt.

Esta iniciativa está enquadrada pelo desenvolvimento do pólo de incubação da QRIAR – Incubadora Criativa do Algarve em Alcoutim, que resultará na criação de uma oficina criativa com um espaço de interpretação e experimentação dedicado à cana, e surge no seguimento das ações de transmissão de saberes realizadas em 2020 e 2021, nas quais se destacou este material.

A QRIAR – Incubadora Criativa do Algarve é dinamizada no âmbito do projeto Magallanes_ICC e consiste numa rede articulada de espaços de incubação no interior do Algarve, em particular no concelho de Alcoutim e no concelho de Loulé, com o objetivo de promover as indústrias culturais e criativas, apoiar o desenvolvimento de iniciativas de valorização das artes e ofícios tradicionais e o turismo criativo. Integrará igualmente o Centro Magallanes" de Emprendimiento de Industrias Culturales y Creativas, do qual fazem parte outros parceiros do Magallanes_ICC.

No âmbito do mesmo projeto, esta Residência Criativa em Artes Tradicionais desdobra-se ainda numa componente dedicada aos trabalhos em esparto, que está a decorrer na aldeia das Sarnadas (freguesia de Alte), da qual em breve se dará notícia.

O projeto Magallanes_ICC é um projeto de cooperação transfronteiriça, co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa Interreg V-A España-Portugal (POCTEP) 2014-2020, contando com a parceria da Câmara Municipal de Alcoutim, Câmara Municipal de Loulé, União de Freguesias de Querença, Tôr e Benafim e Junta de Freguesia de Alte.