Município de Alcoutim, lança programa desportivo de combate ao analfabetismo motor das crianças
06 julho, 2022
Sextas-Feiras Desportivas

“Sextas-Feiras Desportivas” é uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Alcoutim em parceria com a Associação Alcance, que pretende criar uma oferta diversificada de atividades desportivas, direcionadas para os alunos do 1º ciclo das escolas do concelho, a decorrer em Martim Longo e Alcoutim, às sextas-feiras no período da manhã entre os meses de julho e agosto, contribuindo, dessa forma, para a sensibilização e experimentação de novas práticas.

Manter hábitos saudáveis é importante em qualquer fase da vida, mas é na infância que adquirimos o gosto por ter um estilo de vida que preza pela saúde e pelo bem-estar.

Este programa é um complemento ao programa das Férias Animadas e que esta a decorrer desde o passado dia 20 junho.

O programa “Sextas-feiras desportivas” é composto por atividades físicas e motoras diversificadas tais como o andar de bicicleta, nadar, patinar, circuitos, ginástica, tag rugby e jogos pré desportivos.

“As nossas crianças brincam e mexem-se cada vez menos. O analfabetismo motor tornou-se um problema gravíssimo. Ao querermos superprotegê-las daquilo que entendemos ser perigoso, estamos a comprometer o seu desenvolvimento e a impedi-las de se tornarem adultos funcionais, tanto em termos físicos, como cognitivos.” Citação Prof. Carlos Neto

"Esta iniciativa tem como objetivos promover e dinamizar a prática desportiva, sobretudo nas crianças e jovens, dando-lhes a conhecer novas atividades e afastando-os do sedentarismo, criar oportunidades de prática desportiva informal e cativar as crianças e jovens", afirmou o presidente da Câmara Municipal de Alcoutim, Osvaldo Gonçalves.