Site Autárquico de Alcoutim

PROJETO INTERPYME COM DEMONSTRAÇÃO DE FIGO DA ÍNDIA
PROJETO INTERPYME COM DEMONSTRAÇÃO DE FIGO DA ÍNDIA
31 maio, 2022

A ODIANA, através do projeto INTERPTYME, marcou presença no certame Terra de Maio, em Castro Marim, destacando um dos seus produtores aderentes: a Herdade da Malhada com o Figo da Índia.

A apresentação decorreu no dia 28 de maio, no espaço de conferências e demonstrações do certame Terra de Maio e contou, num primeiro momento, com a Diretora da Odiana, Catarina Cavaco, que referenciou as atividades, os produtores aderentes e os benefícios deste projeto que pretende promover as PME’s do setor agroalimentar e turismo gastronómico.

Num segundo momento foi feita uma apresentação de figo da índia pelo produtor aderente INTERPYME: Nelson Ventura da Herdade da Malhada em Alcoutim [produção biológica certificada]. Aqui foi desmistificado o figo da índia, desde o fruto e polpa a consumir em fresco, fruto seco ou em sumo, a palma rica em nutrientes, tal como a flor desidratada e utilizada em infusões. Para além destes, e sabendo que a Figueira da Índia é um cato, foi feita ainda uma demonstração de manuseamento deste produto. Para mais informação acerca da Herdade da Malhada consulte: www.herdadedamalhada.ml

À parte do figo da índia, e entre as empresas beneficiárias do INTERPYME, constam no cardápio produtos como o sal e flor de sal, a amêndoa, o figo fresco e seco, manteigas e barras energéticas, o queijo fresco de cabra, o presunto e os enchidos, a doçaria tradicional, as compotas, o mel, os citrinos, e os transformados e confecionados com os produtos locais mais identitários. No total falamos de um universo de catorze empresas aderentes cuja meta é potenciar, melhorar e promover a sua competitividade.

A destacar que no âmbito deste projeto, a Odiana entre outras ações, está a disponibilizar, às PME’s aderentes do projeto um portfólio fotográfico, serviços gráficos e  consultoria financeira.  Numa valência de promoção conjunta territorial, estão a decorrer o desenvolvimento de uma estratégia de internacionalização e um serviço de Curadoria Gastronómica através do embaixador Chef Rui Silvestre, Estrela Michelin do Restaurante Vistas.

 

O INTERPYME -  Plataforma para Internacionalização das Pequenas e Médias Empresas do Algarve e das Províncias de Cadiz e Huelva – é uma iniciativa de cooperação entre o Algarve, Alentejo e Andaluzia, Programa Interreg V-A Espanha- Portugal 2014-2020 (POCTEP), e cofinanciado pelo FEDER. Este projeto pretende promover as oportunidades ao nível do financiamento, promoção e internacionalização para as PME’s do setor agroalimentar e conta com o apoio dos Municípios de Alcoutim, Castro Marim e Vila Real de Santo António.

 

Fonte: Odiana