Igreja da Nossa Senhora da Assunção reabre após obras de restauro
05 abril, 2022
Igreja da Nossa Senhora da Assunção

A Igreja da Nossa Senhora da Assunção, igreja matriz de Giões foi reaberta no passado domingo 3 de abril, após obras de restauro dos altares e pintura da cobertura da Capela Mor.

O evento iniciou-se com a Missa de Acão de Graças, presidida pelo Bispo do Algarve, seguindo-se da Sessão Solene, com intervenção das entidades envolvidas no processo e no financiamento, o Diácono Albino Martins, pela Paróquia de Giões, José Afonso, pela Junta de Freguesia de Giões, Dr.ª Rosa Palma, Vereadora da Câmara Municipal de Alcoutim, Dr. Jorge Botelho, Deputado da República, Dr. José Apolinário, Presidente da CCDR Algarve e D. Manuel Neto Quintas, Bispo da Diocese do Algarve.

Com o objetivo de reabilitar o património, respeitando e defendendo a memória das nossas raízes, a Paróquia de Giões submeteu uma candidatura em 2017 ao sub-programa 2, no âmbito do Programa de Equipamentos de Utilização Colectiva.

A candidatura então aprovada, permitiu em 10 de fevereiro 2019 inaugurar a 1ª fase que incidiu na reparação da cobertura e na estabilização de problemas estruturais.

Em agosto 2019, graças ao apoio da Associação Grito da Alegria, foi possível recuperar dois altares laterais, dedicados a Nossa Senhora de Fátima e a São Pedro.

Todo este processo, levou à presentação de uma nova candidatura, e nova aprovação no mesmo sub-programa, que permitiu a recuperação do restante:

Reparação e Pintura alusiva a N. Sra Assunção, padroeira de Giões, existente na Cobertura da Capela Mor, século XVIII; Altar Principal e os 2 Altares laterais (Cristo Crucificado e N. Sra das Neves).

O investimento das várias empreitadas, agora concluídas foi de € 156.635,00, tendo as mesmas sido apoiadas pelo Estado Português, o Município de Alcoutim, a Junta de Freguesia de Giões, a Associação Grito da Alegria, pela Diocese do Algarve e outras entidades e particulares.