Site Autárquico de Alcoutim

Exposição Fotográfica Coletiva "UM VIVA À COR"
06 dezembro, 2021 Exposições
Cartaz

UM VIVA À COR

4 Fotógrafos: Ana Gouveia ; José Manuel Palma Gonçalves ; Juana Martín e Mário Rui Gouveia.

BIOGRAFIAS

 

ANA GOUVEIA, natural de Lisboa, Portugal. Licenciada em Direito, aos 23 anos. Residente e com atividade profissional ativa no Algarve, desde 2006.  Define-se como uma privilegiada e uma observadora voraz.  A Fotografia, forte interesse, a par da Palavra, do Cinema e da Pintura "invade-a" marcadamente em 2012. A convite, integra uma Associação de Fotografia, a A|NAFA - Associação e Núcleo de Amigos Fotógrafos do Algarve, com sede em Tavira. O Olhar, a Técnica e a Abordagem, apura-os, diariamente, com estudo, direcionado, descoberta e observação, atentas, de percursos de Fotógrafos, como formanda em vários Workshops/Formações Técnicos e Especializados e munida de um Curso de Fotografia, concluído no seio da Associação da qual é membro ativo desde a sua fundação. Aí exerceu o cargo de Vice-Presidente da Direção, de 2013 a 2017.  Participante em inúmeros Concursos de Fotografia/Desafios, nacionais e internacionais e Exposições Coletivas de Fotografia. O que a move: Aprender e partilhar. 

JOSÉ MANUEL PALMA GONÇALVES, fotógrafo, algarvio, residente em Tavira. A Fotografia entra na sua vida muito cedo. Na época do cumprimento do serviço militar teve oportunidade de aprofundar conhecimentos e tornar um hobby em algo mais importante e prazeroso sendo a Fotografia, a Arte, algo que o acompanha até hoje. A transição da Fotografia Analógica para a Fotografia Digital levou-o a sair da sua zona de conforto e a adaptar-se à mudança com um saldo francamente positivo, e alargou os seus horizontes. As suas Paixões são a vida selvagem, a natureza, a flora e a fauna, a paisagem. Longas caminhadas proporcionam-lhe momentos e imagens fantásticas que o surpreendem sempre. Tenho sido distinguido nacional e internacionalmente em diversos Concursos Fotográficos, em Desafios, em Passatempos, detém 1ºs prémios e outros, dos quais está muito orgulhoso e grato mas que, acima de tudo, o incentivam a fazer mais e melhor. O importante é participar. Destaca os Concursos Fotográficos anuais da “Águas do Algarve” e “Quercus”, em diversas Categorias. 

JUANA MARTÍN, natural de Huelva, Andaluzia-Espanha. Formada em Artes Aplicadas e Ofícios Artísticos na Especialidade de Fotografia, na Escola de Arte León Ortega de Huelva; Curso Universitário “La Enseñanza de las Artes Plásticas y Visuales en la Educación” pela Universidad de Huelva; Curso de Fotografia e Comunicação Gráfica pela UNIA, Huelva. Diplomada em Educação Social e Licenciada em Pedagogia. Atualmente trabalha na Concelhia de Politicas Sociais e Igualdade do Município de Huelva. Realizou diferentes cursos/formações com entidades e com profissionais de fotografia. Gosta de retrato, de autoretrato e de fotografia de detalhes. Pertenceu até 2019 à “Asociación Huelva y sus Fotógrafos” com a qual organizou e realizou múltiplas atividades neste campo. Realizou exposições coletivas e individuais. Os reconhecimentos mais destacados são: Prémio Contemporarte 2017 da Universidade de Huelva; 3º Prémio - a Melhor Coleção de Fotografia Desportiva (Patronato Municipal de Deportes de Ayamonte-Huelva); e 3º Prémio “Concurso WoldLand Opuntia ficus indica” (Câmara Municipal de Alcoutim-Portugal). 

MÁRIO RUI GOUVEIA, alfacinha de gema, natural de Lisboa - Portugal. Reside e trabalha em Lisboa.  A oferta de uma máquina fotográfica analógica, na adolescência, despertou um gosto, uma habilidade e a imensa curiosidade a eles inerentes. Fotografar tornou-se uma atividade diária e a busca pelo aperfeiçoar da técnica e aprofundar conhecimentos são uma constante. Participante em diversos Desafios e em Exposições Coletivas de Fotografia. Sócio da Associação e Núcleo de Amigos Fotógrafos do Algarve, com sede em Tavira, desde 2013.

 

APRESENTAÇÃO

Sonhar a cores

 

Espera um pouco, a chuva vai parar                                         

Depois, agarra no pincel e olha ao teu redor

Começa pelo azul, sem igual, lá acima no céu

E de uma pincelada, rouba a sua cor

 

Vagueia os olhos pelas ondas do mar

Lá no horizonte, onde os azuis se confundem

Onde o mar, ao céu, a cor vai roubar

 

Espera mais um pouco, pelo pôr-do-sol

E do seu tom laranja avermelhado intenso 

Pinta um quadro com os frutos apetitosos

As nossas laranjas, que eu gosto imenso

 

Olha aquela flor e o amarelo do girassol

Mergulha o teu olhar no jardim da vizinha

O seu chapéu de palha, protege-a do sol

E no seu vestido vermelho, imita a bela rosa

E a Amiga dela, no seu vestido lilás

Tão bela, tão formosa!

 

Tira os sapatos, na relva verde, acabada de regar

Absorve o cheiro a terra, que te entra pelos sentidos

Espera um pouco, o vento sopra a tempestade

A água rega os campos floridos

 

Afasta para longe os maus pensamentos

E os teus sonhos nunca mais serão cinzentos                                          

URGÉLIA SANTOS

 

Organização: Município de Alcoutim