Site Autárquico de Alcoutim

Alcoutim com projeto «Vilas em Movimento» através da Galp e sua Fundação
25 maio, 2023
«Vilas em Movimento»

 

Pela primeira vez, o Baixo Guadiana conta com o selo da Galp e da sua Fundação num projeto em parceria com o Município de Alcoutim e a Associação ODIANA. Os conceitos chave são: inclusão social e mobilidade sustentável. Workshops inclusivos, espaços de reabilitação física e bike sharing são algumas das atividades propostas.

 

A promoção do bem-estar e qualidade de vida de uma comunidade ativa e sustentável é o objetivo do Vilas em Movimento, uma iniciativa que já está a servir a população do concelho de Alcoutim.

 

O primeiro dos eixos de atuação tem enfoque no caráter social, sendo que já está a decorrer um conjunto de workshops de costura criativa, crochet e reciclagem de materiais, cerâmica, pintura, entre outros. A meta é melhorar a vida da comunidade através da dinamização de atividades culturais e de artesanato que acrescentem valor e inovação ao desenvolvimento local, promovam a inclusão social e combatam a solidão. Estes workshops são abertos à população em geral e contam, até à data, com mais de 60 participantes.

 

O segundo eixo do projeto diz respeito à mobilidade, aliando o exercício físico, a saúde/reabilitação física e a sustentabilidade. Este eixo inclui a abertura de um Espaço de Mobilidade em Martim Longo, com salas destinadas ao uso gratuito da população, com equipamentos de ginástica e reabilitação, bem como para consultas de fisioterapia.

 

Mas não só. Na vertente de comunidade sustentável, foi implementado um sistema de bicicletas elétricas partilhadas na vila de Alcoutim, destinadas ao uso de residentes e visitantes. Este sistema de bike sharing desenvolvido pela Daloop, empresa do grupo Galp, é uma solução de micro mobilidade sustentável que promove a ligação entre o património natural e cultural, valorizando a oferta turística.

 

O Vilas em Movimento é um projeto financiado pela Galp e pela sua Fundação, em parceria com os agentes locais, para dar resposta aos desafios de desenvolvimento sustentável da comunidade de Alcoutim.

 

A Galp é uma empresa comprometida com as comunidades onde opera, nomeadamente em Alcoutim, onde está a criar as energias limpas do futuro, de que é exemplo a central fotovoltaica. O Vilas em Movimento faz parte do plano de investimento na comunidade desenvolvido no âmbito da sua estratégia de transição energética justa e inclusiva.