Concurso Trajar à Moda Antiga
24 março, 2023 - 26 março, 2023
Cartaz

O Festival do Contrabando é mais que um Festival, é a junção e fusão da homenagem a uma atividade que ao longo da história foi importante para as gentes da fronteira e para as gentes da serra do Caldeirão, com as artes e a cultura. A paisagem fronteiriça que desafiava os destemidos na passagem de mercadorias, agora é palco de vários projetos culturais que transportam para o interior das populações e seus visitantes, os sonhos e ambições, trazendo até à Vila Raiana uma oferta cultural que desafia todas as condicionantes existentes.

Evento de animação histórica, musical, expositiva com uma componente de recriação histórica, oficinas pedagógicas, animação de rua e música ao vivo, sessões de contos, teatro de rua, espetáculos circenses, baseado no contexto dos anos 30 e 40 do Século XX (com reminiscências temporais de outras épocas) em Alcoutim e na Raia do Guadiana sobre o Contrabando e a sua importância para as populações luso-espanholas da Região.

Diversas personagens da época, representativas do quotidiano social de quem vivia na Região ou de quem por lá teve de passar, desde o lado “visível” da Lei, como a Guarda-fiscal, ao lado do contrabandista, o agricultor e o pescador, as mulheres da vida, o empregado de comércio, o político “fervoroso nacionalista” ou o jovem contestatário que pela calada da noite deixava a sua marca de revolta, esperança de liberdade...  Também o refugiado de Espanha e da Europa, que em plena IIª Guerra Mundial procurava uma esperança em Portugal, mas sempre sob a perseguição da PIDE que andava no alcance de pessoas que pudessem trazer ou fomentar ideias subversivas à Nação, entre outros...

Acreditamos que através deste projeto, contaremos histórias extraordinárias sobre uma sociedade e o seu contexto. Memórias e imagens que podem atravessar gerações porque fazem parte de nós!

Participação:  Fotografias trajados , tiradas no decorrer do Festival do Contrabando em Alcoutim ou Sanlúcar de Guadiana , nos dias 24, 25 e 26 de março . As fotos deverão ser enviadas até dia 7 de abril para festival.contrabando@cm-alcoutim.pt

Prémio Individual – 2 noites para 2 pessoas nas Pousadas da Juventude de Portugal

Prémio de Grupo (até 6 pessoas) - Passeio de Barco no Rio Guadiana

Consulte as normas de participação