Município de Alcoutim financia parceiros na realização do Festival do Contrabando
21 fevereiro, 2019

Para fazer face as despesas com a colaboração com o Município de Alcoutim na realização da 3.ª edição do Festival do Contrabando – Tráfico de Artes no Guadiana, a autarquia vai transferir verbas no montante de 2.800 euros e 13.320 euros para a Associação de Desenvolvimento Etnográfico de Martim Longo (ADECMAR) e para Associação Água Ardente, Produções Teatrais, respetivamente. A deliberação foi tomada na última reunião do executivo realizada a 13 de fevereiro.

A Associação Água Ardente, Produções Teatrais, tem elevada e reconhecida experiencia na dinamização tanto do Festival do Contrabando como da Feira da Perdiz e na formação de munícipes para participação em futuras edições, com o intento de contribuir para o desenvolvimento cultural de Alcoutim através da valorização do seu património material e imaterial, pelo desenvolvimento da compreensão histórica, do "aprender fazendo" e do "sentido de pertença".

O Festival do Contrabando, uma organização conjunta do Município de Alcoutim e do Ayuntamiento de Sanlúcar de Guadiana, é um evento âncora do programa 365 ALGARVE, da Secretaria de Estado da Cultura e da Secretaria de Estado do Turismo, que tem como objetivo específico - valorizar e dinamizar o turismo cultural como suporte da base económica da região nos meses de outono e inverno.

O Município de Alcoutim pretende com este evento promover o sentimento de pertença e o orgulho cívico da comunidade local, difundindo o espírito de cidadania, a imaginação criativa a partir da compreensão e conhecimento da importância histórica e natural do território e do envolvimento na preparação e implementação do evento e contribuir para o reforço do concelho como um potencial destino turístico e cultural, através da sua diferença e autenticidade e pela oferta de novas experiências.

O programa do evento, que decorrerá entre os dias 29 e 31 de março, conta com diversas atividades abertas ao público, onde se salienta a presença de diversos grupos internacionais de artes de rua e a atração principal – uma Plataforma Flutuante entre as vilas de Alcoutim, Algarve - Portugal, e de Sanlúcar de Guadiana, Andaluzia – Espanha.

“A continuidade deste evento é de extrema importância para a criação de produto económico no território baseado na interligação dos vários agentes e operadores públicos e privados, nacionais e estrangeiros”, salienta o presidente da Câmara Municipal, Osvaldo Gonçalves.