Site Autárquico de Alcoutim

Fórum Municipal de Juventude nasce em Alcoutim
18 fevereiro, 2019
Fórum Municipal de Juventude nasce em Alcoutim

Alcoutim vai ter um Fórum Municipal de Juventude. A proposta de regulamento interno foi aprovada na passada quarta feira, 13 de fevereiro, em reunião do executivo.

A Câmara Municipal de Alcoutim entende ser necessário criar um novo espaço comum de diálogo e reflexão que aproxime a autarquia e a juventude do concelho, fomentando a definição e desenvolvimento de novas políticas municipais de juventude, adequadas à realidade e necessidades dos jovens.

É dos jovens o futuro e são as novas gerações dos dias de hoje as construtoras da sociedade que teremos e seremos nos dias de amanhã. É com este pressuposto que o Município de Alcoutim considera fundamental incrementar a participação ativa dos jovens, no processo de construção de uma comunidade que se pretende mais inclusiva, mais solidária e mais feliz.

Para que a política autárquica na área da juventude se revele eficaz é naturalmente essencial conhecer quais os reais anseios e aspirações dos jovens, as suas prioridades e os seus interesses, o que só é possível ouvindo atentamente a sua voz. Se ao invés de traçar uma política da Juventude para os jovens, o município for capaz de construir uma política da Juventude, com os seus jovens.

O Fórum da Juventude é, assim, uma plataforma de auscultação dos jovens, um espaço de discussão, consulta e troca de experiências, assumindo também funções de dinamização e promoção de atividades na área de intervenção da juventude, envolvendo todos os jovens munícipes (formalmente associados ou não), representantes da área da juventude das juntas de freguesia e, instituições, associações e/ou estruturas que trabalham para e com esta camada da população, sem exceções, criando grupos de trabalho e redes de contactos que permitam envolvê-los de forma mais ativa naquilo que são os projetos e as políticas dos jovens do município.