Aviso à População - Marcha pelo Clima

03/09/2018

Mapa

No próximo dia 8 de setembro, decorrerá a nível mundial a “Marcha pelo Clima”, sendo que em Portugal irá decorrer no Porto, em Lisboa e em Faro. A PALP – Plataforma Algarve Livre de Petróleo comprometeu-se a co-organizar a marcha em Faro pois acredita que, face à situação atual, é necessário que esta marcha ocorra também no Algarve.

Com a questão do furo de prospeção de petróleo ao largo de Aljezur ainda por resolver, A PALP julga que fará todo o sentido a realização desta marcha como forma de manifestar o descontentamento da região perante este facto.

No entanto o mote deste evento não se esgota neste pressuposto, pois pretende-se também alertar para: alterações climáticas; a transição urgente para energias limpas, empregos pelo clima e pelo objetivo; da não construção de infraestruturas para prospeção e exploração de combustíveis fósseis, nem em Aljezur nem em qualquer outro ponto do nosso país.

É consensual entre a maioria dos cientistas que não poderemos explorar todas as reservas de combustíveis fósseis hoje conhecidas se pretendemos limitar o aumento da temperatura média global a 2°C, sendo então imperativa a aposta na inovação tecnológica e investimento em energias limpas, e não procurar por novas reservas de hidrocarbonetos que não devem ser exploradas.

Pretende-se assim mobilizar o povo algarvio, municípios, associações, movimentos cívicos, empresas e todos os interessados nesta área a se manifestar, num protesto pacífico, dia 8 de setembro em Faro. O ponto de concentração da marcha será no largo da Câmara Municipal de Faro às 17 horas, sendo que a marcha seguirá depois por cerca de 2 km no centro de Faro, terminando no Jardim Manuel Bívar (vide mapa em anexo).