Programa Ocupação de Tempos Livres (OTL) 2017 do IPDJ, I. P. – Candidaturas abertas

27/04/2017

OTL

O Programa Ocupação de Tempos Livres (OTL) 2017 é uma iniciativa desenvolvida pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), I. P., no âmbito da Portaria nº 205/2013 de 19 de junho, que visa proporcionar aos jovens experiências em contexto de aprendizagem não-formal ou em contexto ativo de trabalho, contribuindo para uma ocupação dos tempos livres de forma saudável. Os jovens são convidados a participar em projetos de interesse para a comunidade que lhes permitem desenvolver capacidades pessoais e sociais e adquirir conhecimentos sobre o mundo profissional e socioeconómico.

Os projetos abrangem áreas como ambiente e/ou protecção civil, apoio a idosos e/ou apoio à infância, cultura e/ou património, combate à exclusão social, saúde, associativismo, desporto, direitos humanos, direitos dos animais, cidadania, entre outras.

O programa surge em duas modalidades: curta e longa duração.

Longa Duração:

Promotores
· Jovem Dinamizador, com idade compreendida entre os 18 e os 30 anos, que será o autor dos projetos e o responsável pelo seu desenvolvimento, concepção, execução e avaliação;
· Entidades, as previstas na alínea b), nº 1, do artigo 8º, e entidades com fins lucrativos, desde que prossigam objetivos do programa e dentro das áreas de intervenção.

Os projetos de longa Duração têm uma duração mínima de 264 horas e máxima de 396 horas, sendo que o período de ocupação diária dos jovens não pode ser inferior a três horas nem superior a seis horas.

O Jovem dinamizador tem direito a uma bolsa horária de acordo com a seguinte fórmula: valor/hora x n º de horas.

Calendarização da Modalidade Longa Duração:
Período de realização para os projetos: até 30 de novembro de 2017.
Apresentação de Projetos pelos jovens dinamizadores/entidades promotoras: até 30 de setembro, devendo os projetos ser apresentados 30 dias (úteis) antes do seu início;
Aprovação dos projetos pelas Direções Regionais: até 15 dias úteis do início dos projetos.

Agradecemos, desde logo, toda a atenção dispensada e estamos totalmente disponíveis para eventuais esclarecimentos, para o efeito poderão consultar: http://www.juventude.gov.pt/Eventos/TurismoTemposLivres/Paginas/ProgramaOTL-Candidaturas-entidades-promotoras.aspx

e contactar diretamente a nossa técnica Isabel Frade, através do telefone 289 891 820 ou email faro@ipdj.pt.