Site Autárquico de Alcoutim

Resíduos

O Município de Alcoutim possui atualmente diversas competências na área da gestão dos resíduos sólidos urbanos (RSU), vulgarmente designados por lixo doméstico, uma área extremamente importante, uma vez que influencia diretamente o bem estar da população e a imagem turística do concelho.

Consulte aqui o Regulamento do Serviço de Gestão de Resíduos Urbanos do Município de Alcoutim

1
Resíduos Sólidos Urbanos

Os resíduos sólidos urbanos são uma área de responsabilidade muito vasta e heterogénea, que inclui a recolha e encaminhamento de resíduos sólidos urbanos, a lavagem e desinfecção regular dos contentores de RSU, a recolha de objectos volumosos (monstros), organização dos locais de recolha selectiva e a limpeza de ruas e estradas, o que permite manter os espaços públicos higienicamente mais consentâneos com as condições de vida desejadas no concelho.

 

Atualmente, no Município de Alcoutim estão envolvidas cerca de 12 pessoas, afetas ao serviço de resíduos sólidos e salubridade, entre motoristas, cantoneiros de limpeza e auxiliares. A apoiar este conjunto de funcionários está disponível uma frota de cinco viaturas, entre elas três veículos de recolha de RSU, um lava contentores e uma carrinha de caixa aberta.

 

A recolha dos resíduos urbanos é executada diariamente, de segunda a sexta-feira, segundo circuitos pré-estabelecidos (ver tabela), com uma frequência variável, entre 1 e 3 vezes por semana, dependendo das características e distância das povoações, servindo 100% da população do concelho.

Veículo de recolha de RSU

                                                                                                     Veículo de recolha de RSU

Após a deposição nos diversos contentores espalhados pelo concelho efetuada pelos munícipes e recolha por parte dos serviços camarários, os resíduos são encaminhados para a Estação de Transferência de Alcoutim, começando aí a responsabilidade da ALGAR – Valorização e Tratamento de Resíduos S.A., a estrutura regional responsável pelo tratamento dos resíduos produzidos no Algarve. De seguida os mesmos são encaminhados para o Aterro Sanitário do Sotavento Algarvio, localizado em Barranco do Velho (concelho de Loulé), procedendo-se assim ao seu tratamento e valorização.

 

No que toca aos resíduos volumosos, estes são recolhidos semanalmente por todo o concelho. Assim, todas as semanas uma viatura da autarquia percorre os locais onde se encontram estes resíduos, assinalados previamente, ou por solicitação dos munícipes, procedendo à sua recolha e encaminhamento para as instalações da ALGAR (Estação de Transferência de Alcoutim), sendo enviados posteriormente para tratamento.

Veículo Lava Contentores

                                                                                                      Veículo Lava Contentores

 

Quantidade de RSU recolhidos

Download de Documentos
Recolha Seletiva de Resíduos

No que diz respeito à recolha seletiva, apesar de ser da responsabilidade da ALGAR, a autarquia tem desenvolvido esforços, nomeadamente na relocalização de contentores, indo ao encontro das necessidades da população e na insistência junto da ALGAR, para a colocação de novos equipamentos.

 

No último ano foram depositados em aterro sanitário cerca de 1195 toneladas de resíduos oriundos do nosso concelho, mas só cerca de 60 toneladas foram alvo de reutilização e reciclagem resultante de recolha seletiva.

Quantidade de Resíduos Recicláveis Recolhidos

 

Após recolha, pela ALGAR, estes resíduos são encaminhados para a Estação de Triagem do Sotavento Algarvio (sita em São João da Venda, Concelho de Loulé), sendo devidamente triados, enfardados e conduzidos para empresas de reciclagem.

 

Quanto menos resíduos forem para aterro sanitário mais anos de vida útil este terá. Se todos fizermos a nossa parte aumentamos o tempo de vida dos aterros, o que evita ter que construir novos aterros em locais que poderiam ser utilizados de outras formas pela população.

 

 

Atualmente o concelho de Alcoutim possui 28 Ecopontos (conjunto de 3 contentores) e cinco vidrões individuais, o que significa cerca de 1 contentor para 104 habitantes para o papel e embalagens e 1 contentor de vidro para cerca 88 habitantes, valores muito acima da média nacional!

  

Ecoponto

Ecoponto

                                                                                                                                                                   Ecopontos

 

COMO SEPARAR CORRETAMENTE AS EMBALAGENS? 

Ecoponto Verde

 

Ecoponto Amarelo

 

Ecoponto Azul

 

Não deixe as embalagens ao lado do contentor, lembre-se que o que não estiver dentro do ecoponto não vai para reciclar.

 

Onde encontrar os ecopontos:

Alcoutim: 10 ecopontos + 1 vidrão

Balurcos: 1 ecoponto + 1 vidrão

Barrada: 1 ecoponto

Cortes Pereiras: 1 ecoponto

Cruzamento: 1 vidrão

Estação Transferência: 1 ecoponto

Farelos: 1 ecoponto

Giões: 1 ecoponto

Guerreiros do Rio: 1 ecoponto

Lutão: 1 vidrão

Martim Longo: 6 ecopontos

Pereiro: 1 ecoponto

Pessegueiro: 1 ecoponto

Santa Justa: 1 ecoponto

Santa Marta: 1 ecoponto

Vaqueiros: 1 ecoponto+1 vidrão

 

Download de Documentos