Site Autárquico de Alcoutim

Jornadas do Mundo Rural – Biodiversidade, Agroecologia e Alimentação // 25 e 26 de Setembro //
19 setembro, 2018
Cartaz

A Câmara Municipal de Alcoutim e a Câmara Municipal de Mértola, numa organização conjunta promovem, nos dias 25 e 26 de setembro, Jornadas do Mundo Rural, a terem lugar no Cineteatro Marques Duque em Mértola.

 

Esta organização conjunta decorre de uma visão de território integrada que entende que a geografia dos problemas e desafios que estes dois Municípios enfrentam (muito baixa densidade, vulnerabilidade à desertificação e alterações climáticas) não se coaduna com as geografias administrativas dos territórios. Nesse sentido têm estes dois Municípios encetado um conjunto de reflexões, iniciativas e projetos conjuntos e/ou complementares em várias áreas.

 

A temática a abordar será a da BIODIVERSIDADE, AGROECOLOGIA E ALIMENTAÇÃO, focalizando-se as estratégias de desenvolvimento destes territórios em torno da salvaguarda e valorização dos seus recursos naturais, em particular, a sua biodiversidade entendida como um ativo territorial e fator de competitividade. Neste pressuposto, equaciona-se como determinante a promoção de práticas “agroecológicas”, bem como, a implementação progressiva de contextos agroalimentares locais mais sustentáveis.

 

O programa inclui a participação de vários especialistas nos temas em discussão, a divulgação de exemplos de boas práticas já em curso e, ainda, a apresentação de projetos práticos para o território. No dia 26 será apresentado o documentário Guadiana Selvagem realizado por Daniel Pinheiro, no âmbito do projeto Geração Bio que, a Câmara Municipal de Mértola promoveu ao abrigo do POSEUR. Para esse dia, está ainda prevista uma visita técnica à Herdade dos Lagos, reconhecida pela aplicação de boas práticas em matéria da gestão de recursos naturais e da multifuncionalidade em espaço rural.

 

Inscrições até 21 de setembro para o email doramaio@cm-mertola.pt