Site Autárquico de Alcoutim

> Home > Agenda
Mapa do Concelho
newsletter

Iniciativas

Entrar no Portal de Informação GeográficaTransportes SociaisOrçamento Participativo

“Café Memória faz-se à estrada”

28 de maio

/upload_files/client_id_1/website_id_1/Agenda/2019/Eventos/maio/AF%20Alcoutim%2028%20maio.jpg

Hora: das 14h às 16h

Local: Hotel D’Alcoutim

Organização: Município de Alcoutim e Associação Alzheimer Portugal

Público Alvo: Técnicos, Famílias e Cuidadores

 

O Município de Alcoutim vai receber o Café Memória Faz-se à Estrada no dia 28 de maio, “Vamos falar sobre Doença de Alzheimer e outras Demências", das 14h às 16h, no Hotel d'Alcoutim.

 

Contactos: Josélia Palma

Gabinete de Ação Social, Saúde e Educação

Telf.: 281 540 559

Email: accao.social@cm-alcoutim.pt

 

A participação é gratuita

 

Junte-se a nós!

 

O Café Memória é um local de encontro destinado a pessoas com problemas de memória ou demência, seus familiares e cuidadores

 

O Café Memória faz-se à Estrada é uma nova vertente do projeto para chegar a comunidades onde ainda não está implementado

 

O Café Memória foi lançado em 2013 e consiste numa intervenção comunitária na área das demências complementar à resposta técnica. Conta atualmente com 18 locais de encontro em todo o país e com o contributo de mais de 60 entidades parceiras, a nível nacional e local.  Destina-se a pessoas com problemas de memória ou demência, bem como aos seus familiares e cuidadores e concretiza-se com a criação de locais de encontro para partilha de informação, experiências e suporte mútuo, com o acompanhamento de profissionais de saúde ou ação social e voluntários.

 

Visa, ainda, contribuir para a melhoria da qualidade de vida e redução do isolamento social em que muitas destas pessoas e famílias se encontram e sensibilizar as comunidades locais para a relevância crescente do tema das demências, desconstruindo o estigma que lhe está associado.

 

Não obstante o enorme crescimento que o projeto tem vindo a alcançar, importa chegar às comunidades locais que vivem fora dos grandes centros urbanos e fomentar mais parcerias locais. Pretende-se informar e sensibilizar as comunidades sobre as demências, de forma descontraída e informal e alargar a abrangência geográfica da Rede Café Memória através da itinerância.

 

As sessões itinerantes terão um formato idêntico às sessões do Café Memória, com uma duração de 2 horas e poderão acontecer em dias uteis ou sábados. Estas sessões incluem o acolhimento individual de cada um dos participantes, uma dinâmica de apresentação seguida de uma pausa para café para promover o convívio entre todos. Termina com a apresentação do tema “Vamos falar sobre Doença de Alzheimer e outras demências” por dois técnicos que conduzem a sessão. Tal como já acontece no Café Memória, a participação nestas sessões será gratuita.

 

Mais informações em www.cafememoria.pt

Local do evento

AGENDA

Multimédia

PUBLICAÇÔES