Site Autárquico de Alcoutim

Mapa do Concelho
newsletter

Iniciativas

Entrar no Portal de Informação GeográficaTransportes SociaisOrçamento Participativo

Castelo Velho

- Alcoutim -

Castelo Velho

O Castelo "Velho" de Alcoutim é uma estrutura defensiva do período islâmico, edificada entre os séculos VIII e IX, tendo sido abandonada no século XI/XII, num período de instabilidade criada pelas revoltas locais que assolaram a região. Localiza-se a 1 km para norte da vila de Alcoutim, numa zona sobranceira ao rio Guadiana, no cerro de Santa Bárbara.

 

O castelo, que teria a função de um fortim militar, tem a configuração de um palácio fortificado rural. Este pequeno alcácer residencial ocupado por um grupo familiar de um muçulmano, talvez da tribo berbere dos Kutama, controlaria o tráfego mercantil do Guadiana e teria o domínio sobre a exploração dos recursos económicos locais, designadamente sobre a exploração mineira.

 

A zona da alcáçova possui uma mesquita Omíada, única em Portugal. Construida no século X, é um pequeno edifício religioso cujo acesso se fazia por um átrio. O seu interior mantém visível o mihrab (nicho que indica a orientação da oração dos muçulmanos, neste caso para sudeste, que é a direção da cidade santa - Meca).

 

As escavações efetuadas, desde 1985, revelaram diversos materiais arqueológicos (que podem ser vistos no Núcleo de Arqueologia), como numerosas pontas de lança e abundantes artefatos de cerâmica, alguns dos quais importados, designadamente peças vidradas e decoradas, que levam a considerar que os habitantes tinham um certo desafogo económico.

 

A análise dos restos alimentares revelou uma dieta de tipo urbano, com amplo consumo de carne. Por outro lado, a recolha dos artefatos relacionados com jogos e os fragmentos de tambores apontam para um gosto especial pelas atividades de lazer.

 

OUTRAS INFORMAÇÕES

 

Consulte no mapa a localização do Castelo Velho.

AGENDA

Multimédia

PUBLICAÇÔES