Site Autárquico de Alcoutim

Mapa do Concelho
newsletter

Iniciativas

Entrar no Portal de Informação GeográficaTransportes SociaisOrçamento Participativo

Igreja Matriz de Martim Longo

Igreja Matriz de Martim Longo

Tem por invocação Nossa Senhora da Conceição, remonta ao séc. XVI e da sua construção primitiva destacam-se os portais manuelinos.

 

Com o final das obras da capela-mor em 1554, deu-se a igreja por terminada, sendo atualmente uma das mais antigas erguidas no concelho. Nessa altura, foram realizadas várias pinturas de santos nas paredes do cruzeiro. A única pintura sobrevivente encontra-se na parede do cruzeiro da nave da epístola desta Igreja Matriz, é datada dos finais do séc. XV, princípios do séc. XVI, e foi executada numa campanha de obras.

 

A capela-mor, com aboboda de berço, é dividida do corpo da igreja por um arco perfeito de pedra, decorado com pintura mural. Nesta capela existia um retábulo, do último quartel do séc. XVII, que apresentava ao centro uma tribuna com um trono piramidal em degraus, sobre a qual se colocava a imagem de Nossa Senhora da Conceição. As paredes laterais da capela-mor desta Igreja Matriz eram revestidas a azulejos, que remontam ao último quartel do séc. XVII.

 

O batistério tem as paredes decoradas até meia altura por azulejos do séc. XVII e pia assente num só pé decorado a carrancas.

 

OUTRAS INFORMAÇÕES

AGENDA

Multimédia

PUBLICAÇÔES