Site Autárquico de Alcoutim

Mapa do Concelho
newsletter

Iniciativas

Entrar no Portal de Informação GeográficaTransportes SociaisOrçamento Participativo

Castelo da Vila

- Alcoutim -

Castelo da Vila

A construção do Castelo de Alcoutim iniciou-se no reinado de D. Dinis, no século XIV, para defender a fronteira e controlar o comércio no rio Guadiana. A sua função militar manteve-se até 1878, momento em que o recinto amuralhado passa a funcionar como "açougue", ainda sob a alçada do ministério de guerra.

 

No ano de 1960, o monumento foi alvo de intervenção de consolidação e restauro por parte da Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais (DGEMN). A partir de 1992, a Câmara Municipal procedeu a um projeto de revitalização do castelo, o que resultou na sua classificação como Imóvel de Interesse Público por Decreto de 30 de Novembro de 1993, e nas primeiras sondagens arqueológicas no interior do recinto, com a construção do Núcleo Museológico de Arqueologia. Alberga também a exposição de tabuleiros de jogos islâmicos "Jogos Intemporais".

 

VER MAIS

 

Horário: (aberto todos os dias exceto 1 de janeiro, 24, 25 e 31 de dezembro)

1 de outubro a 31 de março: 09h00 às 17h00

1 de abril a 30 de setembro: 09h00 às 19h00 

 

Entrada: O bilhete custa 2.50€ e permite visitar, além do Castelo da Vila, o Núcleo Museológico de Arte Sacra (Alcoutim), a Exposição no Paiol (interior do Castelo da Vila), o Núcleo de Arqueologia (interior do Castelo da Vila), o Núcleo Museológico “Escola Primária” (Santa Justa), o Núcleo Museológico Dr. João Dias (Alcoutim), o Museu do Rio (Guerreiros do Rio) e o Núcleo Museológico “Casa do Ferreiro” (Pereiro).

 

Coordenadas: 37º 28' 14.8" N | 7º 28' 19.3" O

 

Consulte no mapa a localização do Castelo da Vila.

AGENDA

Multimédia

PUBLICAÇÔES