Site Autárquico de Alcoutim

Mapa do Concelho
newsletter

Iniciativas

Entrar no Portal de Informação GeográficaTransportes SociaisOrçamento Participativo

Associação Terras do Baixo Guadiana

ATBG
A Associação Terras do Baixo Guadiana foi constituída em Outubro de 2001, no âmbito da parceria constituída para apresentação da candidatura ao Programa de Iniciativa Comunitária LEADER +. 

A associação resultou do entendimento de três entidades do território que lutam pelo desenvolvimento integrado do Nordeste Algarvio e Baixo Guadiana, nomeadamente a ADPM (Associação de Defesa do Património de Mértola), a ALCANCE (Associação para o Desenvolvimento do Nordeste Algarvio) e a ODIANA (Associação para o Desenvolvimento do Baixo Guadiana).

A ATBG gere e promove projectos de desenvolvimento, num território que integra os concelhos de Alcoutim, Castro Marim, Mértola (parte) e Vila Real de Santo António (parte), em que o Rio Guadiana surge como elemento estruturante. 

Os principais objectivos da associação são: promoção do desenvolvimento económico, social e cultural da região do Baixo Guadiana (entendido como o curso do rio entre o Pulo do Lobo, perto de Mértola, e a sua foz em Vila Real de Sto. António), através da realização de candidaturas a programas, projectos, acções e medidas nacionais e comunitárias, promovendo a gestão destas mesmas iniciativas e abordando áreas como a formação, o desenvolvimento social e económico e o ordenamento e sustentabilidade ambiental. É também objectivo da ATBG criar as sinergias necessárias para fazer face aos desafios do desenvolvimento sustentável de uma região com graves problemas de desertificação humana e indicadores sócio-económicos preocupantes, particularmente na zona serrana do território.

AGENDA

Multimédia

PUBLICAÇÔES