Lar de Idosos em Balurcos vai ser realidade

2009-12-10

A candidatura do lar de idosos em Balurcos, apresentada ao POPH, já foi aprovada.

O novo lar de idosos em Balurcos, freguesia de Alcoutim, deverá ter capacidade para 30 camas e incluir os serviços de centro de dia e apoio domiciliário.

A obra, da Associação de Solidariedade Social, Cultura, Desporto e Arte dos Balurcos, será comparticipada a 60% pelo Estado e a 40% pela autarquia de Alcoutim.

A Associação de Solidariedade Social, Cultura, Desporto e Arte dos Balurcos, dona da obra do lar de idosos, elegeu, no passado dia 5 de Dezembro, os Corpos Gerentes para o triénio 2010-2013. A presidir a mesa da Assembleia Geral está o Dr. Francisco Amaral, presidente da Câmara Municipal de Alcoutim. A direcção continua a ser presidida por Maria Ribeiro Vicente e o presidente do conselho fiscal é Henrique Rodrigues Palma. De realçar o notório esforço que esta associação tem feito na defesa das tradições alcoutenejas, reavivando por exemplo a Festa da Maia, e na procura de respostas às necessidades da população, como é o caso do projecto para o lar de idosos.

o lar de idosos em Balurcos será uma mais-valia no concelho de Alcoutim, que, com uma população muito envelhecida, carece de mais equipamentos sociais de apoio à população idosa. Só no lar de Alcoutim existe uma lista de espera de quase duas centenas de idosos.

A Câmara Municipal de Alcoutim tem vindo a desenvolver todos os esforços no sentido de incentivar as instituições de cariz social do concelho a promover a construção de lares, centros de dia e unidades de cuidados continuados.